saúde

Pacientes aguardam mais de 4 horas por atendimento na UPA de Santa Maria

João Pedro Lamas

Foto: Lucas Amorelli (Arquivo Diário)

Pacientes reclamam da demora no atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Maria, que fica no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Região Norte da cidade. 

De acordo com Raquel Flores, 46 anos, sua filha reclama de dores na garganta e tinha sintomas de febre, razão pela qual a levou até a UPA. As duas teriam chegado ao local durante a tarde e o atendimento não ocorreu antes das 23h.

- Estamos aqui desde a tarde. Os médicos ficam muito tempo sem chamar ninguém. Horas de espera. Como pode isso? - questiona ela, que conversou com a reportagem do Diário durante a noite.

Inaugurada sede da Estratégia de Saúde da Família que atende comunidade da Nova Santa Marta

De acordo com a UPA, a filha de Raquel entrou na fila de espera por volta das 18h10min de quarta-feira. Ainda, que a demora ocorre devido à alta demanda - o número de profissionais disponíveis não daria conta. Além disso, casos de urgência e emergência são prioritários, ou seja, como a condição da filha de Raquel não se enquadra nessas duas categorias, ela acaba cedendo o espaço para quem se enquadra. 

As duas aguardaram mais de 4 horas para receber atendimento. Outras pessoas ouvidas pelo Diário, e que preferiram não se identificar, afirmaram ter aguardado até 6 horas.

A UPA

A UPA funciona desde 2012, sendo administrada pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) por meio de um convênio com a prefeitura.

Ela tem mais de 100 funcionários, variando de acordo com a carga horária e faz cerca de 22 mil atendimentos por mês, entre exames laboratoriais e radiológicos, consultas em geral e odontológicos.

Tem 12 leitos de observação adulto, quatro leitos de observação infantil, quatro leitos de emergência e dois de isolamento.

Atende casos de urgência e emergência. Conforme a classificação de risco, é dado o primeiro atendimento no local e, quando necessário, encaminhado para hospitais de referência. Além da parte médica adulta e infantil, também é prestado o serviço de urgência e emergência odontológico, que funciona 24 horas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atendimentos de saúde domiciliar são suspensos após circulação de falsa notícia de equipes proliferando HIV Anterior

Atendimentos de saúde domiciliar são suspensos após circulação de falsa notícia de equipes proliferando HIV

Campanha do agasalho na UFSM começa dia 8 de abril Próximo

Campanha do agasalho na UFSM começa dia 8 de abril

Saúde